ESTRESSE PODE CAUSAR DOR DE CABEÇA?
Ninguém gosta de viver estressado, especialmente, porque essa condição já é desconfortável o suficiente. Mas você já teve aquela sensação de que o estresse piora tudo ao seu redor, inclusive, dando uma dor de cabeça incômoda?
Trocadilhos à parte, isso não é coisa da sua cabeça. Na verdade, a tensão causada pelo estresse pode, sim, resultar em dor de cabeça e piorar ainda mais a situação. Ele também pode estar associado a situações como:
- privação do sono;
- má alimentação;
- fatores emocionais.
Na verdade, o estresse é uma resposta do corpo às pressões externas. Para isso, o organismo sofre mudanças físicas e emocionais que podem resultar na dor de cabeça ou, simplesmente, piorá-la, para quem já sofre com o sintoma. Assim, o seu estilo de vida afeta diretamente esse aspecto.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DESSE TIPO DE DOR DE CABEÇA?
A cefaleia tensional, como também pode ser conhecida, costuma apresentar esses sinais:
- parece ser um peso, aperto ou pressão;
- acomete ambos os lados da cabeça;
- pode estar concentrada na testa, na nuca ou em toda a cabeça;
- é considerada uma dor tolerável1.
É exatamente por ser uma dor que não incapacita quem sente que ela precisa ser observada mais de perto. As pessoas costumam negligenciar esse tipo de desconforto, justamente, porque é possível manter as atividades do dia, apesar dele.
Um primeiro passo importante é entender que sua causa pode estar nos problemas emocionais, por isso, a busca por auxílio médico é a principal recomendação para manter o autocuidado.
O QUE CAUSA A DOR DE CABEÇA DE ESTRESSE?
Em geral, podemos dizer que ocorre um esgotamento do organismo quando a cefaleia surge. Quem tem uma rotina muito corrida e estressante é cobrado constantemente e, por isso, acaba trabalhando muito, com pouco tempo para descansar. Em muitos casos, isso resulta em dormir e comer mal.
Além disso, por causa desse cotidiano, as pessoas não têm tempo e nem ânimo para praticar exercícios físicos, muito menos, tirar um momento do dia para cuidar da própria respiração. O resultado é uma sobrecarga e, claro, a dor.
COMO ALIVIAR A DOR DE CABEÇA CAUSADA PELO ESTRESSE?
Para quem sofre com esse tipo de dor de cabeça, a recomendação mais frequente é redobrar os cuidados com o estilo de vida. Reduzir o estresse e a ansiedade2 no dia a dia são fatores primordiais. Adotar o hábito de praticar atividades físicas e se alimentar bem, por exemplo, são passos iniciais, que contribuem bastante.
Além disso, é importante ficar atento aos fatores que originam o estresse, como o trabalho ou outras situações. Caso a dor seja constante e os episódios se repitam muito, é preciso buscar a ajuda de um neurologista para identificar a causa. Outros cuidados básicos são bem-vindos, como:
- não ficar muito tempo sem comer;
- ter uma dieta balanceada;
- dormir horas suficientes;
- evitar o consumo de quaisquer medicamentos e substâncias em excesso.
É muito importante manter a rotina produtiva e, ao mesmo tempo, saber como tomar as melhores decisões para cuidar da própria saúde. Por isso, não se esqueça de desacelerar e se divertir de vez em quando.
CHEGOU NUROMOL
Nos casos em que a dor de cabeça não é ocasionada por problemas mais sérios, pode ser indicado uma medicação para alívio rápido dos sintomas. Uma boa notícia para você é que Nuromol3 chegou ao Brasil com uma fórmula inovadora: é o primeiro analgésico que combina ibuprofeno e paracetamol em um só comprimido, para atingir o alvo da dor, seja qual for.
Se você gostou deste conteúdo e aprendeu mais sobre a relação entre a dor de cabeça e estresse, compartilhe o post com a sua rede de contatos!
Referências
- 1
- 2
- 3
3 NUROMOL (ibuprofeno e paracetamol) M.S. 1.7390.0010. Indicado para o tratamento de dor e febre. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
- 4
*Bula do produto